Qual é a inveja?
A inveja, um dos sete pecados capitais, é um ressentimento profundo e muitas vezes hostil em relação a uma pessoa que possui algo que desejamos. É um anseio pelo que alguém tem e ao mesmo tempo a sensação de incapacidade de alcançá-lo. O escritor argentino, Jorge Luís Borges dizia que é muito bom “ser invejável”.
Quem teria envenenado a inveja?
Em um caso famoso que entrou para a galeria de lendas sobre a inveja, o compositor italiano Antonio Salieri teria envenenado Mozart, então com 36 anos. Segundo o psicanalista Renato Trachtenberg, autor do livro As Sete Invejas Capitais, a história, ainda que não seja verdadeira, é uma boa alegoria do processo individual desencadeado pela inveja.
Como se manifesta a inveja no mundo?
Quando começamos a perceber o mundo, a inveja logo se manifesta: o que o outro tem, eu quero ter ou quero ser. Temos uma carga de instintos que contém inveja. É um comportamento evolutivo: se eu tenho que sobreviver, preciso usar todos os meus recursos, mesmo os mais primitivos”, afirma.
Por que a inveja pode arruinar a vida?
Isso provoca danos àquele que o experimenta e também a quem é o objeto, já que muitas vezes essa pessoa é forçada a superar todos os tipos de obstáculos que as pessoas invejosas colocam no seu caminho. A inveja é um sentimento corrosivo que pode arruinar a vida.